logo idhea

INSTITUTO PARA O DESENVOLVIMENTO DA HABITAÇÃO ECOLÓGICA
Tels.: + 55 (11) 98116-5924 (IDHEA)  I  (11) 3522-5531 (Ecoprodutos - Organum)
Ecoprodutos  I  Contato

 
 home

 

home
contato
apresentação
artigos & entrevistas
biblioteca & pesquisa
consultoria
construção ecológica
construção sustentável
cursos & palestras
ecocultura
ecodicas
ecopaisagismo
ecoprodutos
eventos & exposições
imprensa
links indicados
modo de vida sustentável
organum
reforma ecológica
 

home > pinturas ecológicas

Pinturas ecológicas

O uso de tintas e produtos naturais para pintura era comum no planeta até o início do século 20. A partir de 1920, com a chamada revolução das resinas alquídicas, deu-se início à fabricação em escala de tintas sintéticas derivadas de petróleo, que hoje dominam o mercado.

Assim como a humanidade já conhece as conseqüências negativas do uso do petróleo e de seus derivados para o meio ambiente –como aquecimento global e emissão de poluentes-, o uso de tintas sintéticas plastificantes,  também derivadas do petróleo, implica em redução na qualidade do ar e do meio ambiente.

A lista de insumos agressivos presentes nas tintas sintéticas é vasta, assim como em colas, vernizes, resinas e impermeabilizante: solventes aromáticos voláteis, que afetam os seres vivos e a camada de ozônio; pigmentos à base de metais pesados; resíduos que contaminam o solo e água; até a plastificação de paredes e superfícies e a não permeabilidade à difusão do vapor d’água.

Somados, estes fatores resultam na Síndrome do Edifício Enfermo (SEE), 'doença' das habitações classificada como patologia desde os anos 80 pela OMS – Organização Mundial da Saúde. A SEE é produto de edificações sem ventilação, nas quais o acúmulo de poluentes faz com que os ocupantes apresentem sintomas semelhantes, que vão desde a ardor nos olhos, a corizas, enxaquecas etc.

Tintas naturais e sustentáveis

Há pouco mais de 15 anos, entidades e empresas preocupadas com meio ambiente e qualidade de vida começaram a voltar-se para a busca de produtos que aliassem os benefícios das pinturas tradicionais aos recursos da moderna tecnologia.

Surgiram então produtos naturais incorporando as conquistas da moderna tecnologia, com processos controlados de fabricação, isentos de insumos voláteis e/ou derivados de petróleo, contemplando desempenho, resistência, solidez à luz e ao intemperismo, dentre outros fatores.

Tintas ecológicas no Brasil

O IDHEA é a primeira entidade a introduzir no Brasil o conceito de tintas e pinturas ecológicas, tendo promovido os primeiros cursos do gênero no início dos anos 2000. É também pioneiro na pesquisa e produção de tintas naturais e ecológicas para alvenaria, além de dispor de produtos para acabamento sustentável.

Estes produtos, de elevado padrão estético-cultural-ambiental, são amigos do meio ambiente com aplicação para interior, exterior, alvenaria, madeira e metal, com excelente poder de cobertura e acabamento.

Características gerais das tintas ecológicas

São fabricadas segundo critérios ambientais rigorosos, planejadas com Análise de Ciclo de Vida (ACV)*

  Ausência de produtos ou insumos derivados de petróleo
   Não uso de pigmentos à base de metais pesados
  Sem odor
  Não liberam compostos orgânicos voláteis (COVs), não poluem o ar interior, não alteram o equilíbrio iônico da habitação
  Não causam dores de cabeça durante a aplicação ou depois dela
  Não contaminam a água, o solo ou a atmosfera no descarte
  Permitem a difusão do vapor d'água, quando esta ainda não se encontra revestida com massas corridas ou plastificantes.
  O consumidor é estimulado a devolver as embalagens para reuso ou reciclagem, mediante o que recebe um desconto na compra seguinte
  Têm custo competitivo
  São educativas e estimulam todo uma cadeia de consciência ecológica

Qualidade do Ar e do Ambiente Interior

O IDHEA conta com uma completa linha de ecoprodutos para interiores, cujo uso contribui para uma elevada *Qualidade do Ar e do Ambiente Interior*, um dos principais indicadores para se medir a sustentabilidade e sanidade de um imóvel.

Os principais fatores para se caracterizar um produto para interiores com relação a seu impacto sobre saúde e meio ambiente são:

  Emissões: origem e conseqüências
  Toxicidade: seus efeitos nos seres vivos e meio ambiente
  Quantidade: volume de emissões e duração
  Proximidade: níveis de exposição e de acúmulo

Linha de ecoprodutos IDHEA para acabamento e interiores
 

Conheça os produtos que o IDHEA dispõe para acabamento e revestimento sustentável.

Linha Ecológica e Linha Sustentável

Os produtos de Linha Ecológica são aqueles elaborados com matérias-primas naturais, que nunca ultrapassam mais do que 0,1% de componentes derivados de petróleo em sua composição. Os de Linha Sustentável são isentos de COVs e 100% atóxicos depois de curados, mas contêm substâncias derivadas de petróleo acima da porcentagem dos produtos de Linha Ecológica

Ecoprodutos 

O IDHEA conta com os seguintes ecoprodutos para pintura, proteção de madeira, piso e colagem:

Ecotinta
Eco-stain
Ecoverniz
Laca natural
Resina Ecopiso Impermeabilizante
Resina Ecopiso Industrial
Resina Ecopiso Residencial

Para conhecer mais, visite a área de Ecoprodutos ou envie seu e-mail para idhea@idhea.com.br. Para contato direto, ligue para os tels. (11) 3227-4742 /3326-9876/ 9234-2350.  

Links relacionados 

FAQs - Pinturas Ecológicas
Curso – Pintura ecológica
Artigos e entrevistas - As cores da terra

Referências

*Qualidade do ar Interno (IAQ/ Indoor Air Quality) – Soma dos fatores que resultam na qualidade da atmosfera no interior das edificações. Pode ser boa (saudável), quando o ar está livre de agentes contaminantes, sem partículas em suspensão e com troca de ar constante.

Qualidade do Meio Ambiente Interno (IEQ/ Indoor Environmental Quality) – Soma dos fatores que resultam na qualidade do ambiente interior das edificações, como atmosfera, equilíbrio elétrico do ar, umidade, temperatura, dentre outros fatores.




INSTITUTO PARA O DESENVOLVIMENTO DA HABITAÇÃO ECOLÓGICA
Tels.: + 55 (11) 98116-5924 (IDHEA) I  (11) 3522-5531 (Ecoprodutos - Organum)
Ecoprodutos  I  Contato

voltar ao topo


Melhor visualizado: Google Chrome
Resolução recomendada: 1024 x 768 pixels
Copyright © 2013 - IDHEA - Todos os Direitos Reservados